IRIP Instituto https://irip.org.br/ Instituto de Relações Internacionais do Paraná Wed, 07 Feb 2024 11:32:14 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 https://irip.org.br/wp-content/uploads/2021/03/cropped-logomarca-png-32x32.png IRIP Instituto https://irip.org.br/ 32 32 Greca firma parceria com Aliança Francesa de Curitiba para curso de francês a classificados para os Jogos de Paris https://irip.org.br/greca-firma-parceria-com-alianca-francesa-de-curitiba-para-curso-de-frances-a-classificados-para-os-jogos-de-paris/ Wed, 07 Feb 2024 11:32:14 +0000 https://irip.org.br/?p=17186 O post Greca firma parceria com Aliança Francesa de Curitiba para curso de francês a classificados para os Jogos de Paris apareceu primeiro em IRIP Instituto.

]]>

Nesta terça-feira (06/02/24), dia em que a Aliança Francesa (AF) de Curitiba comemora 79 anos de história, o prefeito Rafael Greca selou parceria com a instituição para oferta de curso de francês aos 33 atletas, paratletas e técnicos beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O vice-prefeito e secretário de Estados das Cidades, Eduardo Pimentel, e o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior, participaram do encontro e foram recebidos por Benjamin Teulières, diretor executivo da Aliança Francesa em Curitiba.

“Tenho um carinho muito grande pela Aliança Francesa, já que eu e Margarita (Sansone, primeira-dama) estudamos francês aqui, ainda com a saudosa madame Garfunkel (Hélène Fanny Ginvert Garfunkel, que presidiu a instituição)”, contou Greca.

Para o prefeito, a parceria vai trazer muita motivação aos curitibanos que irão à mais importante competição esportiva do planeta.

É com orgulho e satisfação que estamos selando essa parceria para que nossos atletas, técnicos e paratletas vão a Paris sabendo um pouco da língua francesa. Além de facilitar a comunicação, essa bolsa de estudos também é mais um incentivo para que tragam muitas medalhas para nossa cidade”, disse Rafael Greca.

Eduardo Pimentel afirmou que os atletas curitibanos chegarão ainda mais preparados a Paris podendo se comunicar em francês, a língua oficial de todas as olimpíadas desde que o barão Pierre de Coubertin fundou os Jogos Olímpicos Modernos, em 1896.

“Essa bolsa é para que vocês consigam chegar lá, além de mostrar todo o seu alto rendimento, falar francês, fazer relacionamentos, criar amizades. Vocês saberão aproveitar essa oportunidade que está sendo dada”, completou Eduardo Pimentel.

A bolsa de estudos para os atletas, paratletas e treinadores incentivados pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba será de 6 meses, com aulas presenciais e a distância, caso os atletas estejam treinando fora da cidade.

Mari Santilli, paratleta da canoagem e servidora da Prefeitura de Curitiba, ficou animada com a novidade. “Chegar lá falando o básico é muito bom. Mostrar que a gente quer estar lá não só competindo, mas interagindo com as pessoas na língua delas, é fabuloso”, disse a representante do Brasil na paracanoagem VL3.

Vitor Tavares, o Vitinho, atleta incentivado pela Prefeitura no parabadminton, também ficou feliz com a oportunidade. “É bom saber que a gente tem essa ajuda. Saber se virar, pelo menos com o básico em francês, pedir uma ajuda, perguntar uma coisinha ou outra vai ser incrível demais”, completou Vitinho.

Aliança Francesa

A Aliança Francesa de Curitiba foi fundada em 1945. Desde então, sua contribuição para a difusão das culturas francófonas e da língua francesa em Curitiba é enorme, bem como para o fortalecimento de laços de amizade entre os dois países.

A Aliança Francesa favorece o intercâmbio cultural graças a uma conjunção de fatores em um mesmo ambiente: curso de francês, mediateca, múltiplas atividades culturais e espaços destinados às artes e à gastronomia – com um Café e uma Cozinha Pedagógica – ambos com enfoque na culinária típica francesa e francófona. A maioria dos eventos são abertos a toda comunidade e as atividades culturais são bilíngues.

Para o diretor executivo da Aliança Francesa, comemorar o aniversário da instituição com a parceria é muito honroso para a Instituição.

“Temos motivação e conquistas, como a parceira de hoje com a Prefeitura, para seguir em frente e continuar com nossa missão. Os atletas da cidade terão ferramentas essenciais para se comunicar em francês”, disse  monsieur Teulières.

Presenças

Além dos atletas, paratletas, técnicos e familiares dos classificados para os Jogos Olímpicos de Paris, participaram da cerimônia a presidente da Fundação Cultura de Curitiba, Ana Castro; a presidente de FAS, Maria Alice Erthal; a administradora regional da Matriz, Rafael Lupion; o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) para o Paraná, Germano Paciornik; o cônsul honorário da França no Paraná, Antônio Fleischmann; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó; o assessor de articulações políticas Lucas Navarro; e os vereadores Marcelo Fachinello e Mauro Bobato.

Fotos e Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba, 06/02/24

O post Greca firma parceria com Aliança Francesa de Curitiba para curso de francês a classificados para os Jogos de Paris apareceu primeiro em IRIP Instituto.

]]>
Paraná participa de evento na Bélgica sobre desenvolvimento urbano sustentável https://irip.org.br/parana-participa-de-evento-na-belgica-sobre-desenvolvimento-urbano-sustentavel/ Wed, 25 Oct 2023 20:24:53 +0000 https://irip.org.br/?p=17180 O post Paraná participa de evento na Bélgica sobre desenvolvimento urbano sustentável apareceu primeiro em IRIP Instituto.

]]>

Paraná foi o único estado brasileiro que participou, nesta terça-feira (24/10/23), do evento da Cooperação Internacional entre Cidades e Estados, organizado pela União Europeia em Bruxelas, na Bélgica. Foram apresentados estudos de caso e melhores práticas em desenvolvimento urbano sustentável.

O evento contou também com as cidades de São Paulo, Fortaleza e Manaus. Entre os participantes internacionais estiveram a China, Colômbia, Itália, Estados Unidos, Argentina, Grécia, Espanha, Alemanha e Polônia.

O encontro marcou a conclusão do programa, que iniciou há três anos e para o qual a União Europeia convidou várias cidades e estados, tanto na América Latina como na América do Norte e Ásia, para cooperar, em pares, com cidades ou províncias da Europa. Para o Paraná, segundo critérios de similaridade e de importância, foi escolhida como par a província da Silésia, na Polônia.

O secretário estadual do Planejamento do Paraná, Guto Silva, apresentou estudo de caso sobre Digitalização das Economias Regionais e citou a importância de representar o Paraná e o governador Carlos Massa Ratinho Júnior neste programa que integra regiões brasileiras e europeias.

“Tivemos a oportunidade de mostrar os programas do Estado e de conhecer programas da União Europeia, o que nos possibilita acesso a crédito barato, a novos programas com o objetivo único de poder trazer benefícios para o Paraná”, disse Silva.

O evento teve como principal objetivo oferecer às cidades e regiões da América Latina e da América do Norte uma oportunidade estruturada de networking, partilha de conhecimentos e melhores práticas relacionadas com o Desenvolvimento Urbano Sustentável e Inovação Regional.

Também participou o consultor Filipe Braga Farhat, da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), do Governo do Estado. Ele apresentou o painel sobre intercâmbio de melhores práticas para apoiar a construção das governanças da região e promover o desenvolvimento regional.

“Começamos esse trabalho de cooperação nos conhecendo, técnicos da Silésia e do Paraná. Desenvolvemos um plano de trabalho e obtivemos bons resultados, entre eles uma parceria entre a Sanepar e o Centro de Mineração da Polônia, que desenvolveu uma tecnologia que melhora o lodo de esgoto para aplicação como fertilizante agrícola, com o uso de microrganismos”, disse Farhat.

O consultor também citou que dentro da cooperação foi organizado um concurso para startups na área de inovação, da Polônia e do Paraná, e que será organizado um hackaton, uma espécie de competição onde startups vão apresentar soluções para problemas que existam nas duas regiões.

“O Paraná juntou várias secretarias e órgãos relacionados à inovação e sustentabilidade, fez a lição de casa e, por isso, foi convidado a participar desse evento de encerramento, com tantos países e regiões do mundo, o que abriu, mais uma vez, várias possibilidades de novas parcerias”, disse Farhat.

Guto Silva ressaltou que, apesar de a pauta mundial, agora, ser a questão dos atuais conflitos geopolíticos, que têm efeitos em todo mundo, algumas agendas paranaenses puderam ser destacadas no evento, como as ações na questão da transição energética, a saída dos combustíveis fósseis e a descarbonização da cadeia produtiva, além da questão de segurança alimentar.

“Foi um importante momento de troca, de conhecimento, e enfatizamos os resultados concretos dessa colaboração e integração que podem gerar frutos para o paranaense, alternativas de renda, emprego e atração de novos investimentos. O balanço é muito positivo”, afirmou.

Foto e Fonte: Agência Estadual de Notícias, 25/10/23

O post Paraná participa de evento na Bélgica sobre desenvolvimento urbano sustentável apareceu primeiro em IRIP Instituto.

]]>
Ratinho Junior é eleito presidente da Zicosur, grupo de estados e províncias da América do Sul https://irip.org.br/ratinho-junior-e-eleito-presidente-da-zicosur-grupo-de-estados-e-provincias-da-america-do-sul/ Wed, 25 Oct 2023 17:58:50 +0000 https://irip.org.br/?p=17177 O post Ratinho Junior é eleito presidente da Zicosur, grupo de estados e províncias da América do Sul apareceu primeiro em IRIP Instituto.

]]>

O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi eleito por unanimidade, nesta quarta-feira (25), presidente da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur). O grupo, que reúne 71 estados, províncias e distritos de sete países do continente, tem como objetivo fortalecer a integração regional. Ao assumir a liderança, Ratinho Junior afirmou que terá o desenvolvimento sustentável da região como prioridade do seu mandato na Zicosur.

“Temos como principal objetivo tornar a região um polo de desenvolvimento com sustentabilidade. A ideia é fortalecer a integração estratégica por meio da cultura dos nossos povos, do meio ambiente, por meio do desenvolvimento sustentável, e focar nas questões estratégicas locais, como logística e produção de alimentos”.

A Zicosur reúne estados e províncias da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru. No Brasil, além do Paraná, participam do grupo os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ratinho Junior foi eleito para um mandato de dois anos. A votação aconteceu em uma plenária realizada de forma híbrida, com dezenas de representantes de províncias e estados do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia e Peru presentes no Palácio Iguaçu. Outros membros participaram da eleição por teleconferência.

“Uma eleição por unanimidade do governador do Paraná para a presidência do Zicosur é um feito sem precedentes. Conhecemos bem o seu trabalho, conhecemos bem a sua vocação. É um dos grandes governadores não apenas do Brasil, mas de toda América Latina, e por isso foi o escolhido pelos demais governadores do grupo”, afirmou o governador da província argentina de Tucumán, Juan Luis Manzur, que presidia o grupo desde 2017.

PROPOSTAS – Na primeira reunião após ser eleito presidente, Carlos Massa Ratinho Junior apresentou três propostas para fortalecer a integração entre os estados participantes do grupo.

Uma delas é o programa Ganhando o Continente, para facilitar o intercâmbio entre adolescentes sul-americanos. A proposta é inspirada no programa Ganhando o Mundo, da Secretaria de Educação, que leva alunos da rede estadual de ensino a países como Inglaterra, França e Austrália para que aprendam uma nova língua e tenham experiências internacionais.

Também foi proposta a criação de um Sistema de Ciência e Tecnologia da Zicosur, para que universidades e instituições de ciência, tecnologia e inovação possam compartilhar conhecimento para solucionar desafios comuns.

Por fim, o governador do Paraná disse que pretende fomentar a integração comercial dos países da região, trabalhando, por exemplo, pela criação de corredores bioceânicos multimodais e conexão empresarial da iniciativa privada dos Estados. “Isso ajuda a industrializar aquilo que produzimos desde a matéria prima e a levar renda e emprego para estes estados”, explicou Ratinho Junior.

ZICOSUR – O grupo foi criado em 1997 com a intenção de aumentar o intercâmbio comercial de algumas regiões da América do Sul com a Ásia. As duas regiões são separadas pelo Oceano Pacífico, por onde passam algumas das rotas comerciais marítimas mais importantes do mundo.

Atualmente, o Zicosur contém seis comissões que conduzem as discussões prioritárias dos participantes: infraestrutura e logística; indústria e comércio; turismo, cultura, patrimônio, educação e desenvolvimento social; minas e energia; meio ambiente, sustentabilidade e mudanças climáticas; e produção agropecuária e agroindustrial.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o vice-governador Darci Piana; o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Orlando Pessutti; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o diretor financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski; o chefe substituto do Erepar, Paulo Fernando Pinheiro Machado; o cônsul-geral do Paraguai em Curitiba; Celso Santiago Riquelme; o cônsul do Paraguai em Curitiba, Roberto Irala; o cônsul da Argentina em Curitiba, Eduardo Leone; o secretário de Relações Internacionais da Província de Tucuman e Secretário-geral da Zicosur, Mariano Fernández; governador do Departamento de Tarija, na Bolívia, Oscar Montes; o secretário  de Relações Internacionais da Província de Santiago Del Estero, na Argentina, Bernardo Abruzzese; o chefe da unidade regional de Assuntos Internacionais da região de Antofagasta, no Chile, Mauricio Zamorano; e demais autoridades de estados e províncias participantes da Zicosur.

Foto e Fonte: Agência Estadual de Notícias, 25/10/23

O post Ratinho Junior é eleito presidente da Zicosur, grupo de estados e províncias da América do Sul apareceu primeiro em IRIP Instituto.

]]>
Nova norma provoca filas na aduana da Ponte Tancredo Neves e reclamações do setor de turismo de Foz https://irip.org.br/nova-norma-provoca-filas-na-aduana-da-ponte-tancredo-neves-e-reclamacoes-do-setor-de-turismo-de-foz/ Tue, 24 Oct 2023 12:07:38 +0000 https://irip.org.br/?p=17174 O post Nova norma provoca filas na aduana da Ponte Tancredo Neves e reclamações do setor de turismo de Foz apareceu primeiro em IRIP Instituto.

]]>

Procedimento pegou de surpresa especialmente guias de turismo; Espera para liberação pode chegar a duas horas

Uma nova norma do Departamento de Imigrações da Polícia Federal pegou de surpresa guias, turistas e moradores de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, Brasil e Argentina, respectivamente. A espera pode chegar a duas horas em pé na fila, ao relento, dizem profissionais de turismo.

De acordo com informações encaminhadas ao Cabeza News, após uma reunião onde, a PF decidiu exigir que todos que seguirem para Puerto Iguazú, ou retornar do país vizinho, terão que descer dos veículos (ônibus, vans, carros de passeios ou motocicletas) e fazer a imigração.

“Esta é uma exigência que foi decidida agora, sem comunicar quem trabalha aqui”, comentou um guia de turismo, que pediu para não ser identificado, a fim de evitar possíveis retaliações.

“Não estamos reclamando do controle, como é feito no lado argentino da fronteira, a questão é que não tem pessoal para fazer o procedimento. Hoje, por exemplo, tem apenas duas pessoas trabalhando”, afirmou.

“Diante disto, cabe uma pergunta, será que vão fazer o mesmo com quem entra e sai do Brasil pela Ponte da Amizade, com o Paraguai?”, indagou sobre a fronteira mais movimentada do país.

Em média, as pessoas estão esperando perto de duas horas para realizar o procedimento, tempo próximo aos registrados na aduana da Argentina em dias de feriados prolongados ou alta temporada.

Ainda de acordo com informações, o procedimento vale apenas para turistas, em especial os argentinos que cruzam a fronteira para visitar as Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro.

O Cabeza News já entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Federal e assim que chegar a versão oficial sobre o procedimento, a reportagem será atualizada.

Foto e Fonte: CabezaNews, 21/10/23

O post Nova norma provoca filas na aduana da Ponte Tancredo Neves e reclamações do setor de turismo de Foz apareceu primeiro em IRIP Instituto.

]]>
Consulado Honorário de Luxemburgo e parceiros realizaram Workshop de confeitaria para mulheres empreendedoras e refugiadas https://irip.org.br/consulado-honorario-de-luxemburgo-e-parceiros-realizaram-workshop-de-confeitaria-para-mulheres-empreendedoras-e-refugiadas/ Tue, 17 Oct 2023 12:37:38 +0000 https://irip.org.br/?p=17168 O post Consulado Honorário de Luxemburgo e parceiros realizaram Workshop de confeitaria para mulheres empreendedoras e refugiadas apareceu primeiro em IRIP Instituto.

]]>

O Consulado Honorário de Luxemburgo no Paraná realizou, no dia 11/10/23, na Loja Confeitar, em parceria com Rotaract Curitiba Oeste Confeitar Curitiba e Pantojo, um Workshop de confeitaria para mulheres empreendedoras e refugiadas e homenageiam professoras da Escola Municipal João Macedo Filho, escolhida pela Secretária de Educação Maria Silvia Bacila, no dia dos professores.

Segue programação Workshop de Confeitaria:

08:30 Abertura

09:00 ”Aula Prática de Brownies – Pantojo Confectionery” com Gabriel Pantojo (Rotaract Curitiba Oeste)

09:45 “Marketing de Diferenciação e Experiência do Consumidor” com Andréia Berté (Rotary Curitiba Santa Felicidade)

10:30 ”Dinâmica e Palestra Sobre Luxemburgo” com Andrea Vianna (Cônsul Honorária de Luxemburgo)

11:15 “O Processo do Empreendedor” com Liane Grassi (Rotary Curitiba Oeste)

12:00 “Finalização Brownies” com Gabriel Pantojo

12:30 Encerramento

O Workshop de Confeitaria faz parte do Programa da Mulher Empreendedora do Rotaract Club de Curitiba Oeste e esta edição contou com a parceria do Consulado Honorário de Luxemburgo no Paraná. É uma iniciativa dedicada a capacitar e inspirar mulheres que buscam fazer uma transição de carreira no mundo da confeitaria e começar a empreender. Além das aulas práticas de confeitaria, as participantes tiveram acesso a palestras sobre talentos, propósito, marketing, finanças pessoais e imagem pessoal ministradas por especialistas experientes do Rotaract e Rotary.

Toda a produção desta edição foi destinada aos professores de uma escola referência em ensino da rede municipal, em homenagem ao Dia dos Professores.

Fotos e Fonte: Cônsul Honorária de Luxemburgo, Andrea Vianna, 17/10/23

O post Consulado Honorário de Luxemburgo e parceiros realizaram Workshop de confeitaria para mulheres empreendedoras e refugiadas apareceu primeiro em IRIP Instituto.

]]>