Cônsul Honorário de Bangladesh informa que o dia 15/08 é o Dia Nacional de Luto, em homenagem ao martírio do Pai da Nação Bengali
14 de agosto de 2023

Cônsul Honorário de Bangladesh informa que o dia 15/08 é o Dia Nacional de Luto, em homenagem ao martírio do Pai da Nação Bengali

O Cônsul Honorário de Bangladesh em Curitiba, Sr. Marcelo Grendel Guimarães, informa que no dia 15 de Agosto, Bangladesh comemora o “Dia Nacional de Luto” em reverência e respeito ao aniversário do martírio do Pai da Nação Bengali, o Bangabandhu Sheikh Mujibur Rahman.

O Sheikh Mujibur Rahman juntamente com grande parte de seus familiares, foram brutalmente assassinados por militares insurgentes na fatídica noite de 15 de Agosto de 1975. Foi um atentado tão brutal que é considerado o capítulo mais obscuro da história desta Nação.

A filha mais velha do Sheikh Mujib, com é carinhosamente chamado pelo seu povo, a atual primeira-ministra de Bangladesh a Sheikh Hasina Wazed e sua irmã a Sheikh Rehana, só escaparam do assassinato porque estavam em viagem a Alemanha naquela trágica data.

O Sheikh Mujibur Rahman, é creditado como o responsável pelo movimento que tornou Bangladesh Independente em 1971.

Após anos de domínio e opressão Paquistanesa, o então Paquistão Oriental lutou bravamente durante nove meses até alcançar sua Independência e tornar-se o que é hoje Bangladesh.

A sangrenta Guerra da Liberação foi um marco histórico para o país e levou o seu idealizador ao cargo de Primeiro-ministro entre os anos de 1972 a 1975, como reconhecimento pela sua dedicação e luta pela Independência.

Quando o Pai da Nação assumiu o cargo de Presidente da República em 1975, já havia enfrentado muitos conflitos e problemas internos que o levaram então a enrijecer os controles políticos do país. Tais medidas não agradaram parte da população que se tornou insurgente e resultou neste horrendo massacre.

A luta e os ideais do Sheikh Mujib não foram em vão, pois hoje nas mão de sua filha a Sheikh Hasina, a sua visão de futuro para a Bangladesh Dourada que ele tanto sonhava vem se tornando cada vez mais uma realidade.

Fonte e Imagem: Cônsul Honorário de Bangladesh, 14/08/23