Eleição do Brasil na INTERPOL
25 de novembro de 2021

Eleição do Brasil na INTERPOL

O governo brasileiro celebra a eleição do Delegado de Polícia Federal Valdecy de Urquiza e Silva Junior ao cargo de Vice-Presidente para as Américas do Comitê Executivo da Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), para o mandato 2022-2024. A eleição foi realizada hoje entre os membros da INTERPOL, durante a 89ª Assembleia Geral da instituição, em Istambul, Turquia.

A eleição do Delegado Urquiza decorre de intenso trabalho realizado, de maneira coordenada, entre o Itamaraty, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Polícia Federal. A delegação brasileira à reunião, chefiada pelo Diretor-Geral da Polícia Federal, Delegado Paulo Maiurino, foi integrada por diplomatas brasileiros e policiais federais.

O resultado demonstra reconhecimento da atuação engajada do Brasil no enfrentamento do crime organizado transnacional.

O Delegado Urquiza acumula sólidas credenciais na área policial. Além de ter exercido a chefia da Divisão de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal e do Escritório Nacional Central da INTERPOL no Brasil, possui importante experiência profissional junto a órgãos internacionais de polícia, como a EUROPOL e a AMERIPOL, além da Secretaria Geral da INTERPOL, onde liderou, por quatro anos, a Diretoria de Proteção a Comunidades Vulneráveis.

A INTERPOL, cuja sede se localiza na cidade francesa de Lyon, é a maior organização policial do mundo, com representantes de 195 países. A organização entrou em funcionamento em 1956 e é responsável por facilitar o compartilhamento e o acesso a dados policiais e de inteligência, fornecendo suporte técnico e operacional a seus membros.

Imagem: Interpol

Fonte: Nota à Imprensa nº 158 do MRE