Europa poderá voltar a queimar carvão mineral para substituir gás russo
21 de junho de 2022

Europa poderá voltar a queimar carvão mineral para substituir gás russo

FRANKFURT/MILÃO, 20/06/22 (Reuters) – Os maiores importadores europeus de gás russo correram para encontrar alternativas para o fornecimento de combustíveis na 2ª-feira (dia 20/06/22), e poderão queimar mais carvão mineral para lidarem com a redução do fluxo de fornecimento de gás da Rússia, que gerou uma ameaça de crise energética para o inverno europeu, caso não haja reabastecimento.

A Alemanha, Itália, Áustria e os Países Baixos todos já sinalizaram que usinas movidas a carvão mineral poderiam ajudar o velho continente a atravessar a crise que levou à disparada de preços de gás, agravada pelo desafio de combate inflacionário que as autoridades governamentais desses países enfrentam.

O governo holandês disse na 2ª-feira que removeria uma cobertura sobre a produção em usinas movidas a carvão mineral e que ativaria a primeira fase de um plano de crise energética.

A Dinamarca também deu o primeiro passo em um plano de gás emergencial devido à incerteza no fornecimento russo.

A Itália se aproximou de declarar um estado de alerta energético após a empresa petrolífera italiana Eni (ENI.MI) dizer que foi informada pela russa Gazprom (GAZP.MM) que apenas receberia parte de sua demanda por fornecimento de gás na 2ª-feira.

A Alemanha, que também tem enfrentado uma redução nos fluxos de fornecimento da Rússia, anunciou que o seu plano mais recente é o de incentivar os níveis de armazenagem de gás e disse que reativaria usinas movidas a carvão mineral que tinham sido desativadas.

“Isto é doloroso, mas é uma pura necessidade nesta situação para reduzir consume de gás,” disse o Ministro da Economia Robert Habeck, um membro do partido Verde que tem defendido uma saída mais acelerada do carvão mineral, que produz mais gases de efeito estufa.

“Mas se não o fizermos, então corremos o risco de as instalações de armazenagens não serem suficientes para o final do ano, rumo ao inverno. E, então, estamos sendo chantageados em nível político,” disse ele.

Na 2a-feira, a Rússia repetiu o seu criticismo anterior de que a Europa apenas tinha a si própria para culpar após o Oeste impor sanções em resposta à invasão russa da Ucrânia, país na rota de trânsito do gás para a Europa, bem como um dos principais exportadores de trigo.

Foto e fonte: Reuters, 20/06/22

Leia também:Hidrogênio verde é o melhor substituto para petróleo e carvão, diz Embaixador do Brasil

Seleção de notícias e tradução livre: Adriano Greco da Fonseca