Paraguai assume a presidência pro-tempore do Prosul
29 de janeiro de 2022

Paraguai assume a presidência pro-tempore do Prosul

O presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez, assumiu nesta 5ª-feira (27/01/22), por teleconferência, a presidência pro-tempore Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul (Prosul). Em sua intervenção, o mandatário advogou pela defesa da democracia.

O presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez, não viajou à Colômbia para a cúpula de presidentes, uma vez que seus exames continuam acusando resultado positivo para Covid-19. Entretanto, ele interveio por teleconferência. O Prosul realizou a sua cúpula de presidentes em Cartagena das Índias, onde o Paraguai assumiu a presidência pro-tempore.

Em sua intervenção, o chefe de estado se despediu do presidente chileno Sebastián Piñera, que completa, em breve, o seu mandato. Destacou o papel político chileno a favor da integração e o progresso da América do Sul.

“Assumir a presidência é um grande desafio para todos neste momento. O Prosul promove a vigência plena de direitos humanos, estado de direito e democracia, é a garantia de equilíbrio que necessita a região”, disse Abdo Benítez, em seguida.

O mandatário paraguaio enfocou grande parte de sua intervenção a destacar a importância da democracia na região.

“A democracia em nossos países não deve ser como uma embalagem vazia. Deve converter-se em um encontro para que cada cidadão sinta os benefícios de viver em um Estado com liberdades individuais, de expressão e pensamento, onde se pode pensar diferente e ter a garantia de não ser perseguido”, deixou.

Mesmo assim, ele advogou pela independência dos poderes e da justiça nas nações da região. Pediu que se dê um desenvolvimento “inclusive em um ambiente de paz e desenvolvimento”, e sem divisões.

“Nestes tempos, temos aprendido que não há fronteiras que dividam os problemas, e há uma grande demanda para soluções claras, efetivas e coordenadas. O debate ideológico é obsoleto e o mundo necessita que o povo esteja unido, apesar das diferenças, que não sejam estruturas que dividam a sociedade”, comentou.

Mario Abdo Benítez se comprometeu em seguir fortalecendo o Prosul, principalmente no que diz respeito à integração para abordar temas sanitários, ambientais e o combate ao crime.

Imagem: Gentileza, Última Hora (Assunção, Paraguai)
Fonte: Última Hora (Assunção, Paraguai)
Tradução: Adriano Greco da Fonseca