Paraná e EUA discutem ampliação de intercâmbio em ações de sustentabilidade
16 de junho de 2021

Paraná e EUA discutem ampliação de intercâmbio em ações de sustentabilidade

O Governo do Paraná e os Estados Unidos pretendem ampliar o intercâmbio em ações de promoção da sustentabilidade. No dia 16/06/21, o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes, recebeu o embaixador norte-americano no Brasil, Todd Chapman, no Parque Estadual Vila Velha, nos Campos Gerais.

Eles conversaram sobre o estreitamento de relações em atividades ligadas a neste tema.

Entre as ações discutidas estão o intercâmbio em gestão das unidades de conservação e o cumprimento das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de promoção do turismo.

Vila Velha foi a primeira Unidade de Conservação paranaense a ser concedida pelo governo estadual à gestão privada. Um dos principais cartões-postais do Paraná, o local tem a gestão da empresa privada em serviços para visitação, turismo sustentável e recreação, sob supervisão do órgão ambiental estadual.

ODS – No encontro, a vice-presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) do Governo do Paraná, Keli Guimarães, entregou à embaixada dos EUA no Brasil um relatório com as estratégias utilizadas para implementar os ODS no Estado e qual é a situação atual.

“No final do ano passado, firmamos um novo convênio de compromissos com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que remete à nossa responsabilidade na implementação da Agenda 2030 no Paraná”, disse.

Entre os avanços paranaenses citados pela OCDE estão a preservação dos recursos hídricos, proteção do Litoral, redução dos níveis de poluição e produção energética a partir de energias renováveis, que apresentaram indicadores superiores aos da média brasileira.

Leia e ouça a íntegra deste artigo neste link da Agência Estadual de Notícias.