Portos do Paraná é única autoridade portuária do mundo convidada a participar da COP26
6 de novembro de 2021

Portos do Paraná é única autoridade portuária do mundo convidada a participar da COP26

A Portos do Paraná foi novamente a única autoridade portuária do mundo convidada a participar da Conferência das Partes sobre Mudança Climática da Organização das Nações Unidas, COP26. Assim como ocorreu em 2019, na Espanha, apenas a empresa pública paranaense representa o setor no evento, em Glasgow, na Escócia, entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro de 2021.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, ressaltou que o convite para participar da COP26 é uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela empresa pública na área ambiental. Representada pelo diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, a empresa pública apresentou dois painéis em um dos eventos paralelos oficiais. Segundo Santana, a missão da Portos do Paraná na COP26 é compartilhar com o mundo as ações que estão sendo feitas no litoral paranaense.

Para o diretor de Meio Ambiente, a participação da Portos do Paraná também é necessária para acompanhar as discussões que estão acontecendo em âmbito planetário, em especial sobre o financiamento às mudanças da matriz energética do mundo.

Entre os projetos apresentados estão o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas; a construção de uma usina de biodigestão de resíduos orgânicos no Porto de Paranaguá; as usinas de hidrogênio verde; além de outras práticas. O convite para a COP26 é uma consequência da Portos do Paraná ter participado como empresa pública convidada da COP25, que ocorreu em Madri, em 2019. Olheiros da ONU observaram o bom ranqueamento do Porto de Paranaguá no Índice de Desenvolvimento Ambiental, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Em visita ao Porto de Paranaguá, através de pesquisa mais profunda, os representantes constataram ações interessantes do ponto de vista de gestão ambiental e social, assim como a boa relação com as comunidades presentes na área de influência direta dos portos paranaenses. A COP26 deseja que a conferência deste ano chegue a um acordo sobre uma série de objetivos.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.

Imagem e maiores informações: Portos do Paraná.