12 de junho de 2019

Reunião com cônsules da União Europeia reforça vínculo com Curitiba

O fortalecimento dos laços da União Europeia com a cidade de Curitiba foi o tema principal de uma videoconferência que reuniu o prefeito Rafael Greca e cônsules na tarde desta quarta-feira (3/2). O encontro virtual atendeu um pedido da Delegação da União Europeia no Brasil, por meio dos consulados estabelecidos em São Paulo.

Durante a reunião, o prefeito agradeceu a presença de todos e apresentou imagens dos principais projetos estratégicos da gestão 2021-2024 desenvolvidos em cooperação com a União Europeia, entre eles Bairro Novo da Caximba, Curitiba Mais Energia (Pirâmide Solar), Rosto da Cidade, Curitiba Cidade Inteligente e Agricultura Urbana.

Citou as parcerias internacionais no desenvolvimento de vários projetos, como o financiamento de cerca de R$ 400 milhões da Agência Francesa de Desenvolvimento no projeto do Bairro Novo da Caximba e a parceria com a Suécia no programa de Agricultura Urbana, onde foram desenvolvidas 100 hortas comunitárias e a primeira Fazenda Urbana do Brasil.

Greca também enalteceu a miscigenação étnica e cultural de Curitiba e a contribuição europeia na história e desenvolvimento da cidade.

“Curitiba é a terra de todas as gentes, o Brasil que não é só negro, índio, português ou espanhol, mas o Brasil com uma grande variedade de correntes migratórias que formaram o nosso povo singular”, disse Greca.

Após a apresentação do prefeito, a sala de reunião foi aberta para uma conversa entre os participantes. O cônsul-geral da Grécia Stylianos Hourmouziadis reforçou a importância dos dados apresentados por Greca, demonstrando a força inovadora que Curitiba possui.

Durante a conversa informal, Greca falou sobre cooperações internacionais e mostrou interesse em uma parceria com a Espanha, no sistema de carros compartilhados que a cidade de Madri oferece. A ideia foi muito bem aceita pelo cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Miguél Gomez de Aranda y Villén.

Para o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, que também participou do encontro, Curitiba está desenvolvendo uma parceria estratégica com a União Europeia.

“Por determinação do prefeito Rafael Greca nossa cidade está se aproximando dos países do bloco europeu, que representam 15,4% de todo o comércio mundial”, concluiu.

Além do Cônsul-Geral da Espanha e do Cônsul-Geral da Grécia participaram: o Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo Thomas Schmitt, o Cônsul-Geral da Áustria em São Paulo Klaus Hofstadler, o Cônsul Geral da Bélgica em São Paulo Matthieu Branders, o Cônsul-Geral da Finlândia em São Paulo Lasse Keisalo, o Cônsul-Geral da França em São Paulo Yves Teyssier d’Orfeuil, Cônsul-Geral da Hungria em São Paulo Szilárd Teleki, o Cônsul-Geral da Irlanda em São Paulo Eoin Bennis, Cônsul-Geral da Lituânia em São Paulo Vytautas Umbrasas, Cônsul Honorário de Luxemburgo em São Paulo Jan Eichbaum, Cônsul-Geral dos Países Baixos em São Paulo Henriette Bersee, o Cônsul-Geral da Itália no Paraná e Santa Catarina Salvatore Di Venezia, a Vice-Cônsul de Portugal no Paraná Susana Pereira, o Cônsul Honorário do Chipre em São Paulo César Augusto De Aguiar, a Cônsul Honorária de Malta em São Paulo Fiorella Baggio Biasoli, o Cônsul Honorário da Suécia em São Paulo Renato Pacheco Neto, o Cônsul Honorário da Alemanha no Paraná Andreas Hoffhicther, o Cônsul Honorário da Grécia no Paraná, Constantino Comninos, o Cônsul Honorário da Hungria no Paraná, Marco Aurélio Schettino, a Cônsul Honorária de Luxemburgo no Paraná Andrea Vianna e o Cônsul Honorário Países Baixos, Robert De Ruijter.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba