No dia 13/05/21, o Cônsul-Geral Honorário do Senegal nos estados do Paraná e Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos prestigiou o lançamento de livro com o selo do Sesc PR que desvenda pequenas biografias de grandes personalidades negras de Curitiba.
A Lei Áurea (Lei nº 3.353), sancionada em 13 de maio de 1888, aboliu a escravidão no Brasil e, tanto ela quanto o Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, são datas de celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização.
O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR escolheu o dia 13 de maio para lançar o livro “Os nomes da placa: a história e as histórias do monumento à Colônia Afro-brasileira de Curitiba”, na Sala de Atos do Sesc Paço da Liberdade. Organizada pelos professores Ana Crhistina Vanali, Andrea Maila Voss Kominek e Celso Fernando Claro de Oliveira, a publicação é um trabalho coletivo de diversos autores que se propuseram a escrever pequenas biografias de grandes personalidades negras que contribuíram para a história da capital paranaense.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana, participou do lançamento do livro. “Contar e enaltecer a história de todos que ajudaram a nos construir como estado e como nação é a missão do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Paraná. Neste 13 de maio, data emblemática nacional de respeito e igualdade, fiz questão que lançássemos esse livro, que relata a vida dos afrodescendentes que tiveram uma atuação importante na nossa capital e ajudaram no crescimento do nosso estado. São vários nomes ligados ao esporte, como os irmãos Ferreira, que deram muita alegria quando jogaram no antigo Ferroviário e outros clubes do estado. Expoentes na cultura, na medicina, presidentes de entidades, juristas, diplomatas, os irmãos Rebouças, que construíram a Ferrovia Curitiba-Paranaguá, dentre outros nomes”, resumiu.
Publicação
Muitos dos nomes que constam em suas 552 páginas foram retirados do monumento cunhado em bronze, instalado na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em celebração ao centenário da abolição, em 1988. “Esse é mais um trabalho realizado fruto da parceria entre o Consulado do Senegal e a Fecomércio PR. O lançamento desse livro, que retrata a vida, a obra e a luta de afrodescendentes no estado, dá visibilidade a essas pessoas. É uma aula de conhecimento e uma ferramenta de pesquisa”, pontuou o Cônsul-Geral Honorário do Senegal nos estados do Paraná e Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos.
Além dos homenageados pela placa, outras personalidades também são destacadas na publicação. Os ícones da musicalidade curitibana: Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis, e Waltel Branco, além de João Pamphilo d´Assunpção – um dos fundadores da UFPR, do Instituto dos Advogados do Paraná e da Academia Paranaense de Letras, que também se destaca por ter sido o primeiro presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná e por ter presidido o Centro de Letras do Paraná.
Leia a íntegra desta matéria neste link do site da Fecomércio PR.