Hi, How Can We Help You?

Eduardo Lopes Pereira Guimarães

Eduardo Lopes Pereira Guimarães

Patrono IRIP

  •  
    In Memoriam
Biografia
Arquiteto das Relações Internacionais de Curitiba do Paraná

Eduardo Lopes Pereira Guimarães nasceu em 25 de outubro de 1941, no Rio de Janeiro. Formou-se, em primeiro lugar em Arquitetura pela Universidade do Brasil. Antes de se formar, conquistou uma bolsa do Departamento de Estado dos EUA, a partir da qual fez uma viagem de estudos aos EUA e à Europa, que contribuiria para esse seu brilhante desempenho acadêmico. Nos anos 60, ainda estagiário do escritório do Sérgio Bernardes, foi designado para cuidar da casa de um diretor da Matte Leão, em Curitiba, aonde se mudou em dezembro de 1965, logo após se formar. Abriu uma empresa de construção que funcionou por 4 anos e entrou na Hermes Macedo, onde atuou como diretor de patrimônio, participando da expansão da empresa, projetando, construindo e adaptando as lojas que cresceram em número considerável nos estados do sul do Brasil (foram mais de 200 projetos).

Pela Hermes Macedo, Eduardo Guimarães ganhou destaque internacional ao transformar o edifício Moreira Garcez, em um Magazine de 10.000 m². Inspirado pela sua admiração pelo estilo Art Déco, procurou com toda equipe, reproduzir em todos os seus detalhes, móveis, iluminação, merchandising, todos os fundamentos do estilo do próprio prédio. Após sua inauguração em 1989, o Magazine Garcez rendeu-lhe o prêmio internacional: “Best Visual Merchandising” recebido em Atlanta, EUA. Outorgados igualmente à Bloomingdale (EUA) e David Jones (Austrália). Após os tempos da Hermes Macedo, e já recém-formado em administração, Eduardo L. P. Guimarães foi convocado para presidir a Associação Paranaense de Reabilitação – APR, que ajudou a reerguer, quando ela passava por dificuldades.

Quando Jaime Lerner tornou-se governador, convidou Eduardo para chefiar o Cerimonial do Estado e as Relações Internacionais. E, na sua 2ª gestão, criaram a Secretaria de Relações Internacionais e Cerimonial do Paraná, que atualmente é apenas uma Coordenadoria. Receberam inúmeras autoridades de todo o mundo: Imperador do Japão Akihito e Imperatriz; rainha da Dinamarca com  os príncipes consorte e herdeiro; príncipe de Orange, atual rei da Holanda; príncipe Felipe de Bourbon, atual rei da Espanha; chefes de estado da Ucrânia, Uruguai, Argentina (vários), Paraguai, Itália, França, Finlândia, Líbano, China, Romênia, República Tcheca, Angola, entre outros, Bill Clinton, Tony Blair, além de inúmeros governadores, embaixadores e cônsules-gerais do Brasil e do mundo. Vários países lhe outorgaram diplomas e prêmios (Suíça, França, Ucrânia) e Eduardo também recebeu a Cruz da Ordem do Mérito da República da Polônia no grau de oficial e a ordem do mérito da Romênia no grau de Comendador. Ele foi o responsável pela modernização e design da Ordem do Pinheiro no Estado do Paraná e secretário da mesma, por toda gestão Lerner. 

Em 2006, ano do Cop-8 Mop-3 – Convenção da Biodiversidade, o prefeito Richa, lhe convidou para criar a Secretaria de Relações Internacionais de Curitiba. Eduardo aceitou o desafio com prazo de apenas 90 dias para o evento, que recebeu mais de 6.000 pessoas e 300 chefes de Estado, prefeitos e secretários de todo mundo. Ele crê que o fizeram direito, pois a nova Secretaria foi convidada, pelo secretário geral, para ajudar na organização do Cop-9 em Bonn, Alemanha, e Cop-10, em Nagoya.

Curitiba recebe na Suécia prêmio de Cidade Mais Sustentável do Mundo em abril de 2010

Eduardo Guimarães sempre foi fascinado por ecologia, se tornou ferrenho defensor da biodiversidade e foi filiado a várias organizações de meio ambiente no mundo. Com diploma de arquiteto urbanista, os três temas chaves de Curitiba, consolidados pelas gestões Lerner são de seu ramo: meio ambiente, desenvolvimento urbano e mobilidade. Eduardo foi convidado para a primeira palestra no exterior, para expor “transporte e valorização territorial” em Salt Lake City, capital de Utah. Dali, surgiu outro convite para falar em Milão no Congresso da Union International Transports Publiques –UITP.

Eduardo era dono de um carisma especial, cativando a todos com sua simpatia e alegria. Circulava à vontade pelos meios diplomáticos em Brasília e no exterior. Recebeu em sua residência vários embaixadores. O chamavam carinhosamente de “O embaixador do Paraná”.
– Maria Consuelo Macedo Pereira Guimarães (Esposa do Sr. Eduardo)”

 

Talvez, por ser um dos poucos a falar mais de 4 idiomas, na PMC, ele se tornou assíduo a fóruns, congressos, e seminários internacionais representando prefeito e, ou secretários: Vancouver (Canadá),  Nova Iorque, Atlanta e Flórida (EUA), Puebla (México), Durban, Johanesburgo e Cidade do Cabo (África do Sul), Estocolmo (Suécia), Dublin (Irlanda) Cergy-Pontoise, Lyon e Paris (França) Buenos Aires, La Plata e Bahia Blanca (Argentina), Nova Délhi (Índia), Seoul (Rep. da Coreia), Bonn (Alemanha), Kuala Lumpur (Malásia).

Já fora dos governos, foi convidado para palestrar na ONU em comemoração do Dia Mundial do Habitat no dia 01/10/2011, sendo esse feito uma grande honra para Eduardo. Após isso, a universidade de Guadalajara lhe convidou para fazer a “palestra magistral” pela abertura da semana internacional de arquitetura e urbanismo no México. Eduardo Guimarães participou com Edson Ramón e outros na fundação do Instituto Democracia e Liberdade – IDL para defender valores liberais e democráticos, bem como combater a corrupção.

Em 31 de março de 2016, reuniu um grupo de notáveis, para fundar o Instituto de Relações Internacionais do Paraná, pois verificou o descaso de várias autoridades com assuntos internacionais e quis buscar maior exposição do Paraná ao mundo, a fim de contribuir para seu desenvolvimento, com o respaldo de um think tank específico para essa área de conhecimento. Entre 2016 e 2019, sob a presidência do Eduardo, com o apoio da Fecomério-PR, o IRIP realizou três concursos de Relações Internacionais. Por mais de 10 anos Eduardo fez parte do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da ACP – Associação Comercial do Paraná.