Hi, How Can We Help You?

Concurso Projetos 2022

Concurso Projetos

V Concurso IRIP
Prêmio Fecomércio PR Projetos Senac PR

A V edição do Concurso promovido pelo Instituto de Relações Internacionais do Paraná – IRIP, com patrocínio da Federação do Comércio do Paraná – Fecomércio PR e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac PR tem o propósito de estimular o desenvolvimento de projetos de alunos matriculados em cursos técnicos ou de ensino superior do Senac PR que possam contribuir para gerar perspectivas internacionais e que sejam relevantes para promover as relações internacionais do Paraná.

A inscrição começa dia 10 de junho de 2021 e encerra dia 10 de agosto de 2021 conforme cronograma.
A entrega deve ser realizada entre 10 de julho e 15 de setembro de 2022 conforme cronograma.
concurso projetos irip
apoio concurso projetos irip

Download

Faça o download do Edital do Concurso Projetos 2022

Fazer Download

Apresentação

Conheça mais sobre o Concurso Projetos

Conheça agora

Informações

Confira as informações atualizadas

Confira aqui

Títulos para elaboração

Detalhando o Concurso 2022

O tema central de 2022 será “O impacto internacional das Smart Cities e aplicabilidade no Brasil”, dando continuidade a ações resultantes do Smart City Expo Curitiba, edição brasileira da maior rede mundial de eventos relacionada ao tema, originada pelo mais importante evento de cidades inteligentes do mundo. Esta foi a 3ª edição e contou com os maiores especialistas do mercado e principais empresas do setor.

Ementa: A pandemia causada pelo CORONAVIRUS trouxe impactos significativos nas relações de trabalho e sociedade, sobretudo na área da saúde. Muitas destas transformações ainda não se mostram completamente dimensionadas para o futuro dos profissionais. O avanço na ciência alcançado para o enfrentamento do cenário mundial, bem como o aumento na discussão das temáticas sobre imunização, possibilitam uma nova abordagem sobre exigências e transformações de trabalho no âmbito internacional. Portanto, é importante que as novas relações de mercado internacional, vislumbrem oportunidades inovadoras de trabalho para profissionais de diversas áreas, especialmente àquelas que desfrutam da tecnologia, ciência e saúde.

Ementa: As tecnologias para cidadania são elementos com crescente destaque na sociedade, em especial com a ampliação das cidades inteligentes no Brasil e em todo o mundo. Tanto as soluções em forma de aplicativos e softwares – como aplicativos de serviços à comunidade, quanto as soluções de infraestrutura, transporte e serviços – como ambientes inteligentes e comércios com autosserviço, contribuem para que os cidadãos tenham cada vez mais mobilidade, acessibilidade, qualidade de vida, produtividade e acesso a tecnologias que favoreçam o exercício da cidadania. Dessa forma, se faz necessário explorar, criar e avaliar ferramentas e soluções tecnológicas que favoreçam a implantação e concretização de cidades inteligentes, contribuindo com o exercício da cidadania por parte das pessoas.

Ementa: No cenário internacional, continuamente são desenvolvidas inovações e tecnologias (de software, hardware e nuvem) voltadas a internet das coisas, computação vestível e tangível para contribuir com a vida das pessoas nas esferas profissional, pessoal e social. Essas soluções, por natureza, seguem padrões internacionais de linguagens de programação, boas práticas, recursos de segurança e processos de desenvolvimento. Nesse sentido, se faz necessário estudar, desenvolver e explorar soluções e tecnológicas que contribuem com a vida das pessoas, considerando internet das coisas e computação vestível.

Ementa: A alimentação consciente está em destaque implicitando uma técnica internacional que além de comer conscientemente, envolve a busca do conhecimento da cadeia produtiva integralmente, bem como a sustentabilidade no setor gastronômico, envolvendo essa temática internacional. O mindful eating, visa a atenção plena no ato de comer, a escolha dos alimentos e da sustentabilidade. É o pensar no alimento de maneira integral.

Ementa: O setor do comércio de bens, serviços e turismo passa por contínua e constante transformação quanto à forma pela qual os negócios e relações comerciais são estabelecidas, sendo cada vez mais voltadas a negócios entre empresas, mediados por tecnologia, eletrônicos e globalizados. Em todos esses aspectos, a atenção aos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se faz cada vez mais presente, em especial nos cenários que envolvem a transferência internacional de dados. Assim, se faz necessário identificar e tratar os pontos de atenção, boas práticas, normativos e oportunidades de negócio que envolvem essa transferência internacional de dados, com a perspectiva da referida LGPD.

Ementa: A realidade das cidades inteligentes, cada vez mais em voga na sociedade, contribui para ampliar o contexto das relações comerciais e para oportunizar a criação de novos negócios, produtos e serviços. Ao mesmo tempo, o profissional que atua com esses negócios, serviços e produtos voltados às cidades inteligentes tem competências específicas a desenvolver, e desafios cada vez mais amplos a superar para se inserir e permanecer no mercado de trabalho. Nesse sentido, se faz necessário identificar e tratar quais são esses desafios da atuação profissional, no mercado, em cidades inteligentes, e as perspectivas para os profissionais nesse contexto.

Ementa: Temos vivenciado em todo mundo intensificação do deslocamento de pessoas de seu lugar de origem em direção a outros países, por conta de ameaças a vida e à qualidade de vida. Ao analisarmos a perspectiva global sobre o acolhimento de refugiados, é de grande relevância que a área da saúde seja inclusa no âmbito das discussões acerca das políticas internacionais que contemplem as necessidades humanas básicas e o atendimento humanizado para tal público. É válido ressaltar a importância da constante formação e capacitação de profissionais da área da saúde a respeito de políticas internacionais de Saúde, que por sua vez, possibilita maior internacionalização dos serviços.

Ementa: No cenário internacional e nacional, são desenvolvidas inovações e construção de destinos turísticos ligados a Gastronomia. Essa construção vem fomentar o turismo regional de diversas cidades, municípios e países. A gastronomia sempre esteve associada a momentos de lazer, viagens e eventos desenvolvendo então um pilar de identidade gastronômica deste destino, através da sua regionalidade e cultura. A gastronomia/turismo, somam-se também para proporcionar a sustentabilidade regional deste território através da utilização de prática sustentáveis.

Experiência de uma participante

O significado de participar do Concurso Projetos

V Concurso IRIP - Prêmio Fecomércio PR - Projetos Senac PR

Vencedores do Concurso

COLOCAÇÃO PARTICIPANTE
1º LUGAR: Gerson Linzmayer, orientado por Diógenes Pereira da Silva Júnior (Senac, Portão, Curitiba).
2º LUGAR: Douglas Henrique Arving, orientado por Diógenes Pereira da Silva Júnior (Senac, Portão, Curitiba).
3º LUGAR: Jhenifer Bianca de Assis Pimentel, orientado por Diógenes Pereira da Silva Júnior (Senac, Portão, Curitiba).

Não fique de fora!

Evento de encerramento do V Concurso IRIP
Prêmio Fecomércio PR – Projetos Senac PR

Mantenha-se informado(a) sobre o Concurso Projetos.
Cadastre-se abaixo para receber as notificações.

Data:

23/11/2022 – Horário: 19h

Local:

Live Youtube

Acompanhe o encerramento do Concurso:

https://www.youtube.com/watch?v=CgNtuEAMJRQ

Este é o cronograma do IV Concurso IRIP
Prêmio Fecomércio PR - Projetos Senac PR

Cronograma

DATA ATIVIDADE
09/06/2022 Lançamento do concurso via plataforma digital às 19h
10/06/2022 a 30/07/2022 Inscrições ficarão abertas entre as 08h do dia 10/06/2022 e as 18h do dia 30/07/2022
10/06/2022 a 30/09/2022 Entrega dos projetos entre 08h do dia 10/06/2022 até as 18h do dia 30/09/2022
08/11/2022 Divulgação dos resultados online às 18h
23/11/2022 Cerimônia de encerramento do concurso e premiação online às 19h