Hi, How Can We Help You?

Atuação

Atuação

ATUAÇÃO INSTITUTO IRIP

Estruturada em quatro pilares fundamentais

A atuação do IRIP é pautada pela implementação de seu planejamento estratégico e seus eixos prioritários de gestão. Está estruturadas em quatro pilares fundamentais: inovação, investimentos ESG (meio ambiente, social e governança), infraestrutura e agronegócio.

inovação em agronegócios paraná

Agronegócios

Possibilita que pequenos e médios produtores tenham acesso ao mercado de capitais e as finanças sustentáveis

inovação esg paraná

Investimentos ESG

O ESG traz um novo olhar para a agenda de sustentabilidade, focando no entendimento profundo dos riscos do negócio

infraestrutura paraná

Infraestrutura

O IRIP promove iniciativas para infraestrutura local e a criação de um ambiente favorável para a instalação de empresas

Inovação tecnológica Paraná

Inovação

O IRIP estrutura projetos de aceleração, incubação e mentoria de startups em parceria com diversos Hubs

Conheça também

Cultura

Num mundo globalizado e interconectado, faz-se necessário despertar no estudante uma curiosidade para a geopolítica que servirá de guia para a descoberta de um novo caminhar direcionado a uma integração pacífica entre os povos, contendo suas riquezas artísticas e culturais.

Conheça também

Área Acadêmica

A Área Acadêmica do IRIP promove encontros e espaços de intercâmbio acadêmico e prática profissional como palestras, cursos, seminários e a publicação de textos e outros materiais técnicos e didáticos sobre a inserção do Paraná na comunidade internacional.

4 áreas estratégicas

ATUAÇÃO INSTITUTO IRIP

A pandemia mostrou que é real o trabalhar juntos mesmo distantes, melhorando as condições sociais, direcionando e priorizando recursos e principalmente inovando. As relações internacionais e a cooperação podem acelerar estes processos, são os espaços onde o IRIP tem seu cenário de influência e a atuação, utilizando-se dos quatro pilares para formar parcerias com entidades que tenham a mesma visão, de promover o desenvolvimento integrado do Paraná através de projetos estruturados plurianuais, que possam desenvolver uma plataforma internacionalizada com foco regional. O IRIP promove diálogos, debates, workshops, conferências e visitas de intercambio, procurando ser um vetor, a fim de contribuir para elevar a visão sobre relações internacionais, como espaço aberto ao diálogo e construção de progresso, futuro e possibilidades, para o desenvolvimento e o aumento da inserção econômica e social do Paraná.

inovação em agronegócios paraná

EIXOS PRIORITÁRIOS DA GESTÃO

1º pilar fundamental:
Agronegócios

O IRIP reconhece, apoia e amplifica as boas práticas do setor para ampliar a produtividade e eficiência

A Agropecuária brasileira possui grande potencial para acessar o mercado de finanças verdes, uma vez que responde às demandas globais com alta produtividade e eficiência. Como segundo maior polo de produção agroindustrial brasileira, o Paraná está estrategicamente posicionado para liderar a inserção na agenda global.

A organização do setor em cooperativas, que representam mais da metade da fatia do agronegócio no PIB do estado, oferece mais uma vantagem e pode alavancar o impacto positivo. Possibilita que pequenos e médios produtores tenham acesso ao mercado de capitais e as finanças sustentáveis podem ser uma maneira de reconhecer, apoiar e amplificar as boas práticas do setor.

EIXOS PRIORITÁRIOS DA GESTÃO

2º pilar fundamental:
Investimentos ESG

O ESG incorpora questões além de critérios verdes

A sigla ESG (Ambiental, Social e Governança, em inglês) traz um novo olhar para a agenda de sustentabilidade, focando no entendimento profundo dos riscos do negócio e demandando monitoramento, transparência e boa governança. O mundo caminha para um alinhamento de princípios ESG e em pouco tempo o propósito e a ação serão uma exigência da sociedade.

O conceito de sustentabilidade se amplia, uma vez que hoje são os investidores que procuram alinhar investimento com bases reais e mensuráveis de ser sustentável, como elemento ativo de desenvolvimento da sociedade.

O setor financeiro tem sido o vetor para alavancar essa agenda globalmente, acompanhado de fortes sinalizações da cadeia de valor e do desenvolvimento de compromissos firmes de estados e regulações. O mercado de finanças sustentáveis se baseia nesses novos parâmetros que em breve será um padrão.

inovação esg paraná
infraestrutura paraná

EIXOS PRIORITÁRIOS DA GESTÃO

3º pilar fundamental:
Infraestrutura

O Instituto promove iniciativas para o fortalecimento da infraestrutura local

O desenvolvimento socioeconômico do Paraná e do Brasil é muito importante para o IRIP. Por isso, o Instituto promove iniciativas para o fortalecimento da infraestrutura local e a criação de um ambiente favorável para a instalação de empresas nacionais e multinacionais em nosso território.

Com localização estratégica no Mercosul, o Paraná tem o potencial de se tornar um importante hub de conexão logística entre centros industriais, agrícolas e financeiros na região. O IRIP acredita que esta integração com as cadeias globais de geração de valor irá alavancar a produção, o transporte e a comercialização em nosso território.

EIXOS PRIORITÁRIOS DA GESTÃO

4º pilar fundamental:
Inovação

O IRIP observando o relevante crescimento do mercado empreendedor Paranaense, especialmente com o desenvolvimento e expansão de diversas Startups que ganharam relevância nacional, deu início a diversos projetos de fomento à inovação, utilizando-se de seu grande networking, atuação nas áreas de comércio exterior, relações internacionais e grande rede de advisors.

Com esse objetivo, o IRIP deu início a estruturação dos projetos de aceleração, incubação e mentoria de startups, que fará em parceria com diversos Hubs de inovação, buscando proporcionar o recebimento de investimentos internacionais, sejam por meio de capital, mentoria ou smartmoney, para as startups selecionadas para seus programas.

  • Organização de Pitch Nights com Startups e investidores interessados
  • Realização de evento de lançamento do Hub com palestras de pessoas atuantes no mercado de Startups
Inovação tecnológica Paraná

Desenvolvimento sustentável

Geração de valores para
Parceiros do Instituto

Esta agenda se dá através da identificação de oportunidades externas e da geração de valor para os parceiros do IRIP. Para isto, o Instituto realiza a promoção de pautas de relevância e conjunturas de interesse, como a integração do mercado local com as cadeias globais de valor e o comércio internacional.

Desenvolvimento de ações estratégicas

APOIO MÚTUO

Desenvolvimento de
ações estratégicas

O IRIP fomenta seus eixos de gestão através da realização de eventos e outras iniciativas com a participação de atores de relevância no cenário local, nacional e internacional.

Na busca pela promoção do desenvolvimento o IRIP estrutura sua atuação em forte sintonia com o interesse público, manifestada através de consolidadas parcerias com instituições locais como a Prefeitura de Curitiba, o Governo do Estado do Paraná e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (FECOMÉRCIO).

Seja um sócio mantenedor
e ajude o instituto a crescer