Copa do Mundo de 2030 terá jogo no Paraguai – saiba mais
5 de outubro de 2023

Copa do Mundo de 2030 terá jogo no Paraguai – saiba mais

Argentina, Uruguai e Paraguai receberão três partidas, uma em cada país; sede principal será na Espanha, em conjunto com Portugal e Marrocos.

  

A Copa do Mundo de 2030, em comemoração ao centenário dos mundiais, terá três jogos na América do Sul, após acordo entre os organizadores da candidatura local e o comitê que postula Espanha, Portugal e Marrocos como sedes. O que era apenas rumor foi confirmado, nesta quarta-feira (4), com a formalização da desistência sul-americana.

Em publicação na rede social X (antigo Twitter), o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Domínguez, buscou dar tom de vitória ao anúncio. “A Copa do Mundo Centenário 2030 iniciará onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão os jogos de abertura do Mundial Centenário”, escreveu.

Santiago Peña, presidente do Paraguai, adotou o mesmo tom. “O Paraguai será uma das sedes dos jogos inaugurais do Mundial Centenário 2030! Somos um país preparado para grandes coisas, só precisamos acreditar em nós mesmos e trabalhar unidos para levar nosso país ao lugar que merece. Vamos, Paraguai!”, publicou.

Segundo Alejandro Domínguez, a abertura da copa será no Estádio Centenário, em Montevidéu, palco do primeiro jogo dos mundiais, em 1930. Argentina e Paraguai também receberão uma partida cada. Na sequência, os duelos serão todos na Espanha, Portugal e Marrocos. Gianni Infantino, presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), confirmou o arranjo.

“O Conselho da FIFA, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo FIFA, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida cada da Copa do Mundo FIFA 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo FIFA”, disse Infantino, em nota no site da instituição.

“O Conselho da FIFA também concordou por unanimidade que a única candidatura para acolher o Campeonato do Mundo FIFA 2030 será a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha. Dois continentes – África e Europa – unidos não apenas numa celebração do futebol, mas também no fornecimento de uma coesão social e cultural única. Que grande mensagem de paz, tolerância e inclusão”, complementou.

Jogo na fronteira?

Das partidas em terras sul-americanas, somente a do Uruguai tem local confirmado, em Montevidéu.

A tendência é a de que o jogo sob responsabilidade da Argentina ocorra em Buenos Aires, no estádio do River Plate, palco da final da Copa do Mundo de 1978. Já o duelo do Paraguai deverá ocorrer em Assunção, no Estádio Defensores del Chaco ou em uma nova arena a ser construída.

Inicialmente, quando ainda trabalhava com a candidatura da América do Sul para receber a totalidade do mundial, a Conmebol tinha incluído Ciudad del Este na lista de possíveis cidades anfitriãs, com o projeto de reforma do Estádio Antonio Aranda Encina, pertencente ao Club Atlético 3 de Febrero.

Foto e Fonte: H2Foz, 04/10/2023