Cidade de Oportunidades, Cidade do Conhecimento, Economia e Finanças, Educação, Planejamento, Modernização e RRII
- O prêmio foi concedido pela Rede Local de Inovação, no La Rural de Buenos Aires.
- 700 líderes dos setores público e privado, incluindo 200 prefeitos, discutiram as oportunidades das cidades argentinas.
- “É um prêmio para todos os cordobeses”, disse o prefeito Martín Llaryora.
A Prefeitura de Córdoba foi premiada como “Cidade Inspiradora” em “A Noite dos Prefeitos”, evento organizado pelo RIL no La Rural, iniciativa que teve como objetivo tornar visível as oportunidades de desenvolvimento em cidades de toda a Argentina e reuniu lideranças de mais de 200 cidades e representantes de mais de 70 empresas e organizações.
Foram 65 grupos de trabalho, cada um destacando uma vantagem competitiva e reunindo prefeitos, setor público, empresas e terceiro setor com a capacidade de desenvolver um tema específico e gerar um elo que aprimora o trabalho colaborativo, buscando promover os ecossistemas de inovação que as cidades precisam para gerar desenvolvimento econômico e potencializar oportunidades em cada cidade sob o slogan
“QUE CADA CIDADE SEJA UMA CIDADE DE OPORTUNIDADES”
Os grupos de trabalho giravam em torno de diferentes eixos: Cidades do Conhecimento, Cidades vinícolas, Cidades Turísticas, Cidades Digitais, Cidades de Conectividade, Cidades Agrotecnológicas, Cidades da Biodiversidade, Industrial, Pecuária, Porto, Biotecnologia, etc.
O prefeito Martín Llaryora recebeu a distinção cidade inspiradora e destacou: “Este prêmio é para todos os cordobeses. Para nós é muito poderoso e nos deixa orgulhosos, isso nos leva a seguir em frente e mostra que estamos no caminho certo.”
“Córdoba não inspirava há muito tempo e nós, em apenas dois anos e meio de gestão, fomos incentivados a mudar paradigmas e modelos”, acrescentou o Chefe da Comunidade.
Em seu discurso, Llaryora disse que “toda cidade tem potencialidades: não há cidades viáveis e inviáveis. Há governos que viabilizam as cidades, cada um vendo a capacidade de desenvolvimento e as oportunidades que tem e trabalhando em conjunto o público e o privado.”
A primeira coisa que uma cidade tem que fazer, continuou o prefeito, “é se recuperar, ter um modelo moderno, excedente e gerar os recursos necessários para poder investir; ter uma ideia clara e moderna nesse conceito de glocalização, porque as cidades têm que pensar localmente conceitos globais; e ser capaz de desenvolver e ser disruptivo em novos elementos. Conseguimos enfrentar uma transformação digital que, incrivelmente, hoje nos coloca entre as cidades mais digitais da América Latina.”
O prefeito da cidade de Córdoba foi acompanhado pela Secretária de Planejamento, Modernização e Relações Internacionais, Alejandra Torres, seu homólogo de Economia, Guillermo Acosta, o secretário de Educação Horácio Ferreyra, o diretor de Inovação Luciano Crisafulli e Enzo Cravero, presidente da Entidade BioCórdoba.
MAIS DE 200 PREFEITOS ESTIVERAM PRESENTES
A Noite dos Prefeitos teve uma ampla chamada no nível federal, reunindo mais de 200 prefeitos de diferentes cidades, alguns entre eles foram 9 de Julio (Buenos Aires), Almafuerte, Alvear (Santa Fé), Arroyito, Avellaneda (Santa Fé), Bahía Blanca, Cafayate, Colonia (Uruguai), Comodoro Rivadavia, Concepción (Tucumán), Concepción Del Uruguay, Concórdia, Corrientes, General San Martin (Chaco), Godoy Cruz, Gualeguay, Jesús María (Córdoba), Junín (Buenos Aires), La Paz (Entre Ríos), La Plata, La Rioja, Rivadavia (Mendoza), Rojas, Rosário, Rufino, Sacanta, Saladillo (Buenos Aires), Salto, San Antonio de Areco, San Carlos De Bariloche, San Justo (Santa Fé), San Martín De Los Andes, San Miguel De Tucumán, San Salvador De Jujuy, Santa María (Catamarca), Sarmiento (San Juan), Tandil, Tigre, Timbúes, Vicente López, Villa La Angostura e Zarate.
PRESENÇA DO SETOR PRIVADO
O setor privado também esteve presente com mais de 70 empresas e organizações que participaram da reunião com o compromisso de construir uma agenda compartilhada e levantar os diferentes desafios que lhes são apresentados para alcançar soluções que gerem impacto. Entre eles estavam: Adeco Agro, American Tower, AWS (Amazon Web Services), Banco Comafi, Banco Galícia, Banco Hipotecario, Carrefour, Cervecería y Maltería Quilmes, Empresas B, Endeavor, Ashoka, Globant, Grupo Techint, Mastercard, Pampa Energía, RE/MAX, Santander, Santander Tecnología, Santex, Fundación Technology with Purpose, Smartcity TNG.
Com o objetivo de aprimorar e promover inspiração entre seus pares, dois prêmios serão entregues durante o evento: o prêmio de gestão eficiente e o prêmio para a cidade mais inspiradora da Argentina.
Por sua vez, Alejandra Torres, expressou sua felicidade por esse reconhecimento, que se soma a uma lista de prêmios a nível nacional e internacional que ajudam a fortalecer a convicção de seguir o caminho de uma Córdoba mais inteligente e ressaltou que a articulação com o setor privado é um fator-chave no desenvolvimento desse objetivo, uma vez que a transformação digital do Município é alavancada pela capacidade de inovação e conhecimento trazido por essas empresas disruptivas e empreendedores tecnológicos.
Sobre o RIL
A Rede Local de Inovação, fundada em 2014, é uma organização não partidária e sem fins lucrativos com um histórico de mais de 8 anos gerando impacto nas cidades, que trabalha dia a dia com lideranças locais com o objetivo de melhorar suas capacidades de gestão e despertar o poder de transformação das cidades. Para o evento, várias vantagens competitivas das cidades argentinas foram selecionadas e líderes do setor privado foram convocados nessas agendas para articular de forma colaborativa com os prefeitos.
Foto e fonte: Córdoba Capital, 15/09/22
Principais Cidades do Corredor Bioceânico do Cone Sul

Mapa: IIRSA – Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana