Reconhecida como cidade inteligente e inovadora pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Curitiba compartilhou suas experiências de sucesso no controle de desperdício, recuperação de recursos naturais e produção sustentável de alimentos, nesta segunda-feira (12/7), na Conferência das Cidades Circulares do G20. O evento internacional sobre economia circular teve transmissão on-line e foi promovido pela OCDE em parceria com a Green Building Council Italia.
Neste ano a Itália preside o G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, incluindo o Brasil.
No painel “Economia circular nas cidades: colocando as estruturas em prática”, Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, detalhou iniciativas da capital que seguem conceitos da economia circular. “Entendemos que a economia circular precisa de uma nova perspectiva de governança, com um vínculo entre a redução do desperdício e os aspectos de sustentabilidade. Tudo para desenvolver, mudar e transformar Curitiba em uma cidade ainda mais inteligente, sustentável e inclusiva”, afirmou.
O debate com participação da representante de Curitiba teve mediação de Aziza Akhmouch, chefe da Divisão de Cidades, Políticas Urbanas e Desenvolvimento Sustentável da OCDE, e também reuniu Josée Chiasson, diretor de Desenvolvimento Econômico de Montreal (Canadá); Wayne Hubbard, diretor do Conselho de Reciclagem e Desperdício de Londres (Inglaterra); Rohit Monserrate, prefeito de Goa (Índia); e Luca Montuori, vice-prefeito de Roma (Itália) e representante da presidência do G20.
Leia esta matéria na íntegra neste link do site da Prefeitura Municipal de Curitiba.