O Condado de Miami-Dade, maior unidade administrativa do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, passou a ser a 16ª cidade-irmã de Curitiba. Considerada como a melhor região dos Estados Unidos para fazer negócios, segundo ranking da World Biz Magazin 2021.
O acordo foi assinado em cerimônia virtual realizada no último mês com presença do prefeito Rafael Greca e a prefeita de Miami-Dade Daniella Lavigne.
O acordo de irmandade vem acompanhado de um plano de trabalho que pretende impulsionar o desenvolvimento das duas cidades nos próximos 10 anos. Entre as ações está a realização de um acordo de cooperação técnica para promover o turismo inteligente em Curitiba. Além disto, a prefeitura busca retomar um voo direto entre Curitiba e Miami.
Outra área que é foco para os trabalhos de cooperação é a inovação. Miami vive um boom econômico e vem se consolidando como um importante centro de negócios e transformação tecnológica nos Estados Unidos. Este momento de intensa prosperidade levou Miami a ganhar o apelido de “Novo Vale do Silício”. E Curitiba faz parte deste projeto.
Para o chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, o acordo abre portas importantes para as relações econômicas entre Curitiba e os Estados Unidos. “Vai gerar missões comerciais, cooperação técnica e projetos estratégicos na área de planejamento urbano”, reforçou Feijó.
Imagem e Fonte: Coluna Diplomacia& Comércio Exterior, Diário Indústria & Comércio, 09/05/2022