Diretor da ABC recebe a Chanceler da Guiné-Bissau
30 de agosto de 2021

Diretor da ABC recebe a Chanceler da Guiné-Bissau

Em reunião entre ABC e governo bissau-guineense, novos projetos em segurança e saúde são assinados. Encontro marca nova fase da relação bilateral em cooperação técnica

“Não há país grande que não tenha o que aprender e não há país pequeno que não tenha o que ensinar”. Parafraseando Rebeca Grynspan, Secretária-Geral Ibero-americana, o Diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Embaixador Ruy Pereira, salientou que a frase representa a alma da cooperação internacional brasileira. A citação foi proferida durante a reunião de trabalho que manteve, em 25/08, a pedido, com a Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades de Guiné-Bissau, Suzi Carla Barbosa, e representantes do governo do país africano.

A reunião com a Ministra Carla Barbosa, que estava acompanhada dos Embaixadores da Guiné-Bissau em Brasília e do Brasil em Bissau, e também do senhor Halen Armando Napoco, Diretor Geral dos Assuntos Jurídicos e Consulares do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, ocorreu na sede da ABC, em Brasília, e teve por objetivo examinar o atual e importante Programa de Cooperação Técnica entre os dois países, com vista à sua expansão e diversificação.

Na ocasião, o Chefe da Divisão de África II do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Roberto Aldo Salone, fez um rápido balanço sobre as relações Brasil-Guiné-Bissau, enfatizando o permanente diálogo entre as duas nações no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), de que são ambos fundadores. Salone sublinhou também o dinamismo e a qualidade das relações de cooperação cultural bilaterais, estimuladas pelas atividades do Centro Cultural Brasil Guiné-Bissau, mantido pela Embaixada do Brasil: “O Brasil se orgulha muito do avanço do processo de desenvolvimento do seu país, com a contribuição da cooperação internacional brasileira”, salientou.

Leia esta notícia na íntegra, através deste link do site da ABC – Agência Brasileira de Cooperação.