Embaixador dos Países Baixos em visita ao Paraná
14 de abril de 2022

Embaixador dos Países Baixos em visita ao Paraná

Visando o fortalecimento das relações  no setor agroeconômico, o  embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, André Driessen, chegou a Curitiba, no dia 11/04/22, para um programa que incluiu visitas a autoridades e às comunidades de origem holandesa estabelecidas no Paraná.  No primeiro dia, da chegada, o diplomata foi recebido, em nome do Governo Estadual, pelos secretários da Casa Civil , João Carlos Ortega, e da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; e pelo Sistema Ocepar.

Acompanhado pelo cônsul honorário em Curitiba, Robert Willem de Ruijter, o embaixador Driessen – com sua comitiva – visitou ainda, em sua estada de três dias no Paraná, as cidades de Arapoti, Castro e Carambeí, com forte presença de comunidades holandesas, com o objetivo de “estreitar laços com esse povo que faz parte da história do Paraná desde a chegada dos primeiros holandeses, em 1905, que se fixaram no município de Irati”.

A herança da imigração holandesa no Paraná permitiu que o Estado desenvolvesse, durante décadas, alto desempenho no setor agrícola, em termos de conhecimento, ciência e inovação.

A Holanda

Os Países Baixos, anteriormente conhecidos como Holanda, são uma das nações com maior índice de desenvolvimento do mundo. Com destaque na agronomia, possuem uma economia moderna com base nos setores da indústria do petróleo, de eletroeletrônicos e de alimentos.

O embaixador, que visita pela primeira vez o Estado, comemora o fim do distanciamento social, por conta da pandemia. Para o diplomata esta é uma oportunidade de fortalecer as relações no agronegócio  com mais tecnologias, desenvolvimento sustentável e parcerias.

Países Baixos

Pesquisadora brasileira apresenta a membros da Comissão Europeia projeto de energia renovável 

Centro de Pesquisa Wetsus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A pesquisadora e engenheira ambiental paranaense, Bárbara Vital apresentou o projeto Blue Energy, ao primeiro vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, que esteve  em Leeuwarden – Frísia, nos Países Baixos, no mês de março. Além da delegação da Comissão Europeia, estiveram presentes na apresentação, o prefeito de Leeuwarden, Sybrand Buma, com sua equipe e diretores do Centro de Pesquisa Wetsus, Cees Buisman e Johannes Boonstra.

O projeto Blue Energy é desenvolvido pelo Wetsus em parceria com a Universidade de Wageningen e a star-up REDStack, com sede no mesmo país. Bárbara participa do desenvolvimento do projeto há cerca de três anos na região holandesa.

Afsluitdijk      

O Blue Energy consiste no desenvolvimento da tecnologia de energia renovável que possibilita a produção de energia elétrica por meio da mistura da água do mar com água doce, com o uso de membranas de troca iônica. A tecnologia é considerada sustentável por usar apenas recursos naturais renováveis e não produzir nenhum subproduto causador do efeito estufa ou tóxico.

Uma planta piloto foi construída para testes em maior escala no ano de 2015 no mais longo dique do país, o Afsluitdijk, onde os dois tipos de água estão disponíveis. Este projeto é de grande importância para os Países Baixos, que buscam desenvolver novas fontes de energias renováveis e diminuir suas emissões de carbono.

Foto: Gustavo Pontres/Casa Civil

Fonte: Coluna Diplomacia& Comércio Exterior, Diário Indústria & Comércio, 14/04/2022