O prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, recebeu nesta quinta-feira (23/03/23) o embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes, e a embaixatriz Alexandra Claes, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O embaixador convidou o prefeito para participar do Brussels Urban Summit (BUS), que será realizado em Bruxelas, de 12 a 15 de junho de 2023, em parceria com três das principais redes internacionais de cidades.
O evento vai abordar a problemática dos desafios urbanos globais, como o crescimento das cidades, as mudanças climáticas, a migração e a desigualdade social.
Reunirá o Congresso Mundial de Metrópoles, a conferência anual da Eurocities e o OCDE Champion Mayors Summit for inclusive Growth, além da mesa executiva do United Cities and Local Governments (UCLG).
“É uma honra para Curitiba poder participar de um evento como este, discutir políticas públicas com diversos prefeitos do mundo é de fundamental importância para a nossa cidade”, completou Greca.
Durante o encontro, também foram discutidas cooperações entre a capital paranaense e o país europeu em áreas como energias renováveis e cidades inteligentes.
Greca afirmou que Curitiba prioriza parcerias internacionais para uso de energias renováveis, como a solar, a eólica (vento) e a gerada através de resíduos sólidos, que hoje vão para os aterros sanitários.
Também participaram do encontro o cônsul honorário da Bélgica no Paraná, João Casillo, e sua esposa, Regina Casillo; o cônsul-geral da Bélgica em São Paulo, Matthieu Branders; o cônsul de Economia da Embaixada da Bélgica no Brasil, Dieter Poeyn; a advogada Ângela Casillo; e Lucia Casillo, representando o Solar do Rosário.
O assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, e os secretários municipais Luiz Fernado Jamur (Governo) e Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional) também participaram.
Fotos e Fonte: Prefeitura de Curitiba, 23/03/2023