Paraná manifesta solidariedade ao povo ucraniano
24 de fevereiro de 2022

Paraná manifesta solidariedade ao povo ucraniano

Vivem no Estado quase 500 mil ucranianos e seus descendentes, o maior contingente desta população fora do país de origem.

O Governo do Estado do Paraná se solidariza com a população ucraniana, que vive um pesadelo com a ofensiva militar da Rússia contra o seu país, deflagrada na quinta-feira, dia 24/02/22.

“Temos fortes laços com a Ucrânia. Vivem no Estado quase 500 mil ucranianos e seus descendentes, o maior contingente desta população fora do país de origem”, destacou o governador em exercício Darci Piana.

“Compartilhamos com nossos irmãos ucranianos a preocupação com as consequências desse conflito e esperamos que uma solução diplomática seja encontrada com rapidez e evite mais sofrimento para a população civil daquele país”, ressaltou.

E, desde a noite de quinta-feira, dia 03/03/22, o Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, é iluminado com as cores da bandeira da Ucrânia. O azul e o amarelo, projetados na fachada, também colorem monumentos, prédios públicos e representações diplomáticas do mundo inteiro.

A ação simbólica no edifício mais representativo do Estado reforça a solidariedade do governo paranaense com o povo ucraniano e a esperança de que o diálogo e as negociações diplomáticas resultem no fim do conflito, iniciado há oito dias com a ofensiva militar deflagrada pela Rússia naquele país.

O Paraná abriga grande número de imigrantes vindos da Ucrânia. Há mais de 100 anos, os ucranianos vieram para o Estado e se fixaram, em sua maioria, na região de Prudentópolis. Hoje, quase 500 mil vivem no Paraná. É o maior número fora do seu país de origem.

Fontes: Agência Estadual de Notícias, 24/02/22
Agência Estadual de Notícias, 05/03/22
Figura: Bandeira da Ucrânia