Tríplice Fronteira não é problema. Região Metropolitana Trinacional é, para o Mercosul, a solução.
10 de dezembro de 2021

Tríplice Fronteira não é problema. Região Metropolitana Trinacional é, para o Mercosul, a solução.

(Da esq. p dir.) O conselheiro da chefia da Casa Civil, Renato Adur; o arquiteto e empresário, Nilso Rafagnin e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, na audiência pública na Câmara Federal para debater o projeto da Nova Ferroeste e divulgar a proposta do projeto Águas Grandes, no dia 08/12/21
Cresce a popularidade do projeto dos arquitetos Nilso Rafagnin e Mariam Damen para implantar na Tríplice Fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina (polo em Foz do Iguaçu), um modelo exponencial de metrópole trinacional verde e inteligente.

A iniciativa já conta com o apoio do prefeito Chico Brasileiro, de Foz do Iguaçu-BR, do seu Secretário de Turismo Paulo Angeli e do presidente da Câmara dos Vereadores local, Ney Patricio. Trata-se do Projeto Águas Grandes, articulada pelo Grupo Impulsor Pró-Iguassu Trinacional (GRIMP), que nasceu em 2016 a partir de reuniões trinacionais, depois de vários manifestos e audiências públicas no âmbito do Parlamento do Mercosul.

Arquitetos, empresários e urbanistas propõem acordo de parceria com os governos da área fronteiriça. Nesse sentido, dirigentes reuniram-se no dia 24 de novembro, no Expo Center do Rafain Palace Hotel, em Foz, e receberam apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, do representando do governador de Alto Paraná pelo Paraguai e do consulado argentino em Foz do Iguaçu.

Imagem e Fonte: Coluna Diplomacia&Comércio Exterior, Diário Indústria&Comércio, 10/12/21

Confira maiores detalhes sobre a proposta para a implementação de um modelo de metrópolis trinacional verde e inteligente nesta entrevista do Arquiteto Nilso Rafagnin à Rádio Yguazú (Puerto Iguazú, Argentina), no dia 09/12/21, neste link, bem como neste outro link do vídeo da Audiência Pública Projeto Iguassu Aguas Grandes, realizada na Câmara Municipal de Foz do Iguassu, no dia 23/05/2022.

Tríplice Fronteira Quer ser Prioridade