Embaixador da Itália lança em Curitiba programa pelos 150 Anos da Imigração
3 de março de 2022

Embaixador da Itália lança em Curitiba programa pelos 150 Anos da Imigração

O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello e o cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia, apresentaram ações conjuntas previstas para 2022, ano que marca os 150 anos da imigração italiana na capital do Paraná.

O diplomata italiano esteve em visita oficial a Curitiba, no mês de janeiro, para uma série de compromissos, entre eles, a renovação do acordo de cooperação técnica entre o Paraná e a região italiana de Emilia-Romagna. Desde 2009, ambos mantêm acordo bilateral para a formação e apoio técnico a pequenos agricultores, fortalecimento da agroindústria, preservação do meio ambiente, incentivo aos parques tecnológicos e ao comércio entre aquela região italiana e o estado paranaense.
Durante sua estada, acompanhado do cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia, o embaixador italiano participou de encontros com o governador Carlos Massa Ratinho Junior e com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, além de reunir-se com a comunidade italiana local.

150 Anos da imigração
Este ano, para as comemorações dos 150 Anos da imigração italiana no Brasil, estão previstos diversos eventos culturais, como o” Mia Cara” – um festival realizado há 10 anos pelo Consulado – Geral da Itália em Curitiba para aproximar brasileiros, italianos e seus descendentes – em diversas cidades nos estados do Paraná e Santa Catarina. Além de eventos nas áreas de gastronomia, música, folclore, cinema, teatro, literatura, dança, design, artes visuais e cinema.
A comunidade italiana no Paraná é a segunda maior do Brasil, com 3,7 milhões de descendentes, o que representa 37% da população do estado. Em Curitiba, os italianos chegaram em 1872, ainda durante o Império.

Acordos de cooperação
Para o chefe da Representação Diplomática da Itália, existem semelhanças entre os dois países no agronegócio. “O agronegócio tem um peso significativo na economia italiana, como acontece no Brasil, e o Paraná se destaca nacionalmente neste setor”, ressaltou Azzarello. “Hoje, o Paraná é o terceiro estado em volume de negócios com os italianos, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais”. Outro tema levantado pelo embaixador foi a possibilidade da inclusão do ensino da língua italiana nas escolas municipais de Curitiba.

Foto: (Da esq. p dir.) Cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia e o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello
Fonte: Coluna Diplomacia & Comércio Exterior, Diário Indústria & Comércio, 09/02/2022