Uma delegação do Estado do Paraná, Brasil realizou uma visita de estudos na Silésia, Polônia
13 de julho de 2022

Uma delegação do Estado do Paraná, Brasil realizou uma visita de estudos na Silésia, Polônia

Como uma parte das atividades de cooperação entre a Voivodia da Silésia (Polônia) e o Estado do Paraná (Brasil), uma delegação de 2 funcionários seniores do Paraná realizou uma visita de estudos de 3 dias na Voivodia da Silésia, entre o dia 23 e 29 de junho de 2022. Enquanto isso, delegados de ambas as regiões participaram do Fórum Mundial da ONU-Habitat para expandirem a rede de cooperação, bem como acelerá-la.

Durante a visita de estudos na Voivodia da Silésia, a delegação do Paraná teve a oportunidade de estabelecer contato e aprender a respeito do ecossistema de inovação regional da região polonês: empresas, empreendedores, academia, interação entre instituições regionais e nacionais e o papel de apoio dos fundos da UE.

A primeira visita de estudos bilaterais no Estado do Paraná realizada em março de 2022, permitiu às delegações encontrarem abordagens comuns seguidas por um processo ativo de criação de conexões por um caminho virtual ao redor de vários temas, incluindo estudos de caso, projetos de desenvolvimento sustentável e abordagens (principalmente relacionados aos ODS para 2030), empresas para benchmarking, atividades de centros tecnológicos, etc. Ademais, uma visita adicional de 2 dias na Voivodia da Silésia foi realizada no final de maio pelos representantes da Invest Paraná para ver as potencialidades da região polonesa e trocar experiências de apoio ao empreendedorismo e na modernização dos processos de investimento, bem como no estabelecimento de contatos de negócios com atores chave nos campos da energia, medicina, TIC e inovação.

Vale realçar que ao redor das interações anteriores, os delegados silesianos mostraram um forte interesse na construção de uma ponte com ecossistemas de inovação do Estado do Paraná para replicarem o acelerador da Brasileia, uma iniciativa de negócios para apoiar empresas inovadoras e empreendedores da Polônia e do Brasil em várias indústrias: Tecnologia Agrícolas e Alimentos, Tecnologias Médicas, Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem, Tecnologias Limpas, Inteligência Artificial e Robótica e Fintech (tecnologia financeira). Ademais, uma tecnologia de produção de fertilizantes a partir do lodo do esgoto desenvolvido na Silésia atraiu o interesse de sua transferência ao estado (subnacional) brasileiro.

Delegados de ambas as regiões realizaram um processo de reflexão para dar enfoque a novas oportunidades de cooperação  entre i) departamentos de instituições governamentais regionais e universidades; ii) instituições empresariais, científicas e instituições de apoio a empresas; iii) instrumentos de apoio financeiros; iv) treinamento e capacitação; e v) acesso a mercados.

O programa de Cooperação Urbana Internacional (IURC) constitui uma segunda fase do Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC, 2016-2020) e tem o objetivo de liderar e desenvolver uma forma descentralizada de cooperação urbana internacional e regional nos campos de desenvolvimento urbano sustentável e inovação regional. O programa apoias parcerias entre cidades e regiões da União Europeia com as contrapartes nos seis países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Na totalidade, a rede de cidades e regiões do programa IURC América Latina é composto por 24 cidades e 20 regiões.

Autor: Pedro Cueva Rodríguez
9 de julho de 2022

Foto e Fonte: IURC América Latina, 09/07/22

Seleção de notícias e tradução livre: Adriano Greco da Fonseca